Treino com peso corpóreo

Exercícios com o peso corporal, conhecidos também por exercícios calisténicos, são uma forma de treino que usa o peso do próprio corpo, onde se podem juntar pequenos materiais ou não. São treinos que não utilizam pesos livres, nem máquinas de musculação.

Os treinos com o peso corporal podem ser praticados em qualquer lugar, a qualquer hora, por atletas que começaram a fazer exercício ou por atletas mais avançados. Todos os exercícios têm várias progressões de dificuldade, o que torna bastante interessante este tipo de treino, porque o desafio existe sempre.

 

Já deve ter feito alguma vez um agachamento, uma flexão de braços, os famosos burpees ou mesmo uma prancha. Todos estes exercícios são realizados somente com o peso do corpo. São exercícios que aumentam a sua resistência, força, coordenação, perda de gordura, potência, entre outras componentes.

 

Resumindo, os benefícios do treino com o peso corporal são:

 

– Variedade de exercícios para todos os músculos do corpo;

Pode ser praticado em qualquer lugar, basta uma área de 2m2;

– Não necessita de material, só é necessário o peso do seu corpo;

– Aumenta a perda de gordura. Devido a serem exercícios que proporcionam um alto gasto calórico, resultam no aumento de massa magra e diminuição da massa gorda;

– Aumenta a força, dependendo do tipo de exercício e de repetições, por exemplo: se fizer 30 flexões de braços normais, está a trabalhar a resistência, mas se fizer 5 flexões só com um braço (é uma progressão para ser mais difícil), está a trabalhar a força;

– A resistência aumenta progressivamente. Por exemplo, antigamente só conseguia fazer 5 burpees, mas com a prática vai conseguir fazer 30 burpees de seguida;

– A coordenação é importante para o nosso dia-a-dia e está implícita em todos os exercícios. Começa a ter uma maior consciência dos movimentos do seu corpo (exemplo: ao executar jumping jacks é preciso coordenar o afastamento dos braços com o afastamento das pernas em simultâneo);

  • Os saltos também estão bastante presentes neste tipo de treino, o que faz aumentar a sua potê

 

Inicialmente, é aconselhado realizar o treino com peso corporal na presença de um Professor, no caso você pode ser orientado por mim para evitar que o exercício seja realizado de forma errada e com posturas incorretas, e ficando longe de lesões.

 

Eu sou o Professor Michel Oliveira graduado em Educação Física e especialista em Treinamento Físico Funcional.

 

Não deixe de cadastrar seu email em nosso site para receber as notificações.

 

Nos siga no instagram @ctmicheloliveira e inscreva-se em nosso canal no youtube/ctmicheloliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *