1482757445238897

Tenho Hiperlordose, posso treinar?

Hiperlordose

Atualmente, com a correria do cotidiano, a falta de tempo ou mesmo a falta de conhecimento sobre cuidados simples podem acabar resultando em uma postura incorreta e, consequentemente, em diferentes problemas, não apenas para a coluna vertebral, mas para a saúde do corpo inteiro.

Em sua estrutura, a coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber: Lordose/cervical (convexa ventralmente); Cifose/torácica (côncava ventralmente); Lordose/lombar (convexa ventralmente); Cifose/pélvica (côncava ventralmente).

Dentre as principais funções inerentes à coluna, podemos identificar o suporte do peso do corpo; a proteção da medula espinhal e dos nervos espinhais; a promoção de maior flexibilidade ao corpo e também o papel fundamental na locomoção e na postura.

Se o indivíduo não adota uma postura correta no dia a dia, seja em casa, no trabalho, no lazer ou durante a prática de atividades como dirigir ou praticar esportes, é bem provável que o mau hábito seja responsável pelo surgimento de desvios  na coluna: acentuando as curvas (normais) já existentes, gerando a hiperlordose ou a hipercifose, por exemplo.

Desvios de  postura, por sua vez, podem levar a problemas nas articulações, como ombros, braços, quadris, joelhos e pés. Isso acontece porque o desequilíbrio postural faz com que o corpo procure, naturalmente, compensações a fim de manter o indivíduo em equilíbrio (o que, normalmente, também pode causar enrijecimento e encurtamento dos músculos). Além disso, os desvios posturais poderão acarretar, com o passar do tempo, pressão entre as vértebras, gerando as famosas dores nas costas.

Nosso corpo está interligado. Portanto, se a pessoa tem uma postura incorreta durante suas atividades do dia a dia, isso poderá afetar

não apenas a coluna, mas como outras partes do corpo .

O que é?

A hiperlordose é o aumento do grau da curvatura da coluna cervical e/ou lombar. Na lombar, a hiperlordose dá a impressão de um “bumbum empinado”, originando-se de diversos fatores, desde alterações genéticas, fraqueza muscular ou hábitos de má postura. A hiperlordose tende a gerar dores na região da coluna acometida, principalmente, quando o indivíduo produz atividades que exijam bastante esforço ou durante a realização de movimentos repetitivos.

A Sintomas da hiperlordose

Modificação da postura do corpo

Limitação da mobilidade da coluna.

Causas da hiperlordose

Atitude assumida (má postura)

Fadiga

Fraqueza muscular

Gravidez

Obesidade

Diagnóstico e exames

A lordose é caracterizada, portanto, por uma curvatura lordótica alterada, gerando a hipolordose (curvatura reduzida) ou a hiperlordose (curvatura acentuada). A segunda é a mais comum. Dentre as principais causas, podem ser identificadas alterações genéticas, contraturas e fraqueza muscular, especialmente, da musculatura abdominal e dos quadris.

A hiperlordose pode surgir em todas as faixas etárias. Quando aparece na coluna lombar, o indivíduo tende a parecer excessivamente curvado nas costas, a região das nádegas é mais proeminente e a postura exagerada e pode haver presença de dor. Em alguns casos, a lordose pode afetar ainda o movimento.

A hiperlordose, pode ser tratada com a fisioterapia, por meio de exercícios específicos e técnicas de correções posturais, como a RPG (Reeducação Postural Global). Em alguns casos, pode-se usar coletes, palmilhas e colchões específicos, associando-se exercícios ao tratamento. Após o diagnóstico, o profissional sempre irá utilizar o tratamento mais indicado adequado para cada caso, trabalhando de maneira personalizada para obter a erradicação ou o alívio das dores. Somente em casos raros,essas alterações posturais precisam ser corrigidas com a cirurgia.

Cuidar da postura é essencial para prevenir complicações musculares entre outras alterações ,por isso deve-se se tomar medidas preventivas para evitar os desalinhamentos que o dia a dia nos proporcionam.

Prof. Michel Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Obrigado por utilizar o site do Centro de Treinamento Michel Oliveira

× Duvidas? Fale comigo agora!