1482757445238897

Flexibilidade para prevenção de lesões

Em sua essência, a corrida é um dos mais primitivos movimentos humanos. Certamente é exigente, mas é um movimento natural. Você pode correr praticamente em qualquer lugar e a qualquer hora. Você não precisa de acessórios, porque fomos feitos para correr.

Mas, como a maioria das coisas da vida, o risco para dores e ferimentos eventualmente aumentam, se você fizer muito esforço antes de estar bem preparado, ou se exagera. Algumas pessoas podem correr o tempo todo e todos os dias. A maioria delas precisa de dias de descanso, Metodologia Michel Oliveira – que envolve exercícios de fortalecimento, treinamento de flexibilidade, educativos específicos para correr de forma bem-sucedida. Um programa de corrida bem-estruturado irá assegurar um baixo risco de lesões. Os músculos posteriores da coxa, flexores do quadril, tendão iliotibial, piriforme e da panturrilha, do peito e pescoço, são suscetíveis a se tornarem inflexíveis e tensos, fazendo o corredor vulnerável para desenvolver lesões. O não balanceamento de peso em músculos agonistas e antagonistas, tênis de tamanho inadequado, superfícies de corrida não segura e aumento significativo de distâncias percorridas e velocidade podem arruinar sua carreira de corredor amador.

Uma maneira de você diminuir o risco de lesões é incluir os seguintes exercícios de flexibilidade em sua rotina de treinos.

Para alcançar essa flexibilidade você poderá usar os rolinhos de liberação miofascial, bolinha de tênis, bolinha de golfe, bastão para auto liberação, etc. Com estes acessórios, você poderá alongar seu iliotibial, piriforme, panturrilhas, costas, coxa(parte anterior e posterio), tibial, ou seja, todas as musculaturas envolvidas na corrida. Para isso, tenha sempre em mente que o profissional de educação física poderá te direcionar.

Quanto ao momento de realizar a liberação miofascial, ela poderá ser feita antes como aquecimento e após a atividade com a finalidade de recuperação acelerada.

 

O que é Liberação Miofascial?

 

A Liberação Miofascial é uma técnica especializada de alongamento usada para liberar tensão e realinhar o corpo. A palavra miofascia é derivada da palavra latina “myo”, significando músculo, e “fascia”, para tecido. A fascia é um tecido conjuntivo denso que se espalha através do corpo em três ramos principais, da cabeça aos dedos e cerca cada músculo, osso, nervo e órgãos do corpo.

Por mais que os músculos possam agir de forma individual, acabam influenciando outras partes através das conexões de suas fascias integradas. As menores tensões, compensações e movimentos são distribuídos e repercutem ao longo dessas linhas ou meridianos miofasciais. A restrição em um ponto pode comprometer todo o sistema.

É comum adquirirmos hábitos posturais prejudiciais em decorrência da atividade profissional, prática esportiva não supervisionada, estresse, traumas físico e emocional… Estes hábitos desorganizam a estrutura do corpo e criam áreas de tensão, rigidez e encurtamentos musculares, prejudicando a fluidez e a amplitude dos movimentos. A liberação miofascial trabalha com objetivo de liberar essas restrições.

Trata-se de uma técnica manual que atua reconhecendo e liberando restrições nos tecidos através de digitopressão e alongamentos permitindo assim uma modulação do tônus muscular o que facilita a reeducação dos movimentos e diminui a dor quando presente.

Está indicado no tratamento conjunto de dores miofasciais, limitações de amplitude de movimento, patologias que acometem o sistema locomotor e articulações, além de lombalgias, cervicalgias, etc.

Essa técnica pode ser realizada pelo terapeuta no paciente ou aluno e também pelo próprio aluno fazendo uso da auto-liberação miofascial atuando na melhora da Consciência Corporal, reeducação do movimento, aumentando o desempenho motor em diversas áreas, inclusive atividades esportivas.

 

Referências

 

  • Corrida para mortais;
  • Prolife

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Obrigado por utilizar o site do Centro de Treinamento Michel Oliveira

× Duvidas? Fale comigo agora!