Um dos carboidratos que auxilia no ganho de músculos

Banana

Com a procura cada vez mais comum por alimentos que possam potencializar o ganho de massa muscular, a banana acabou se tornando uma fruta amplamente conhecida por ser uma das mais eficazes em favorecer o crescimento dos músculos de forma natural e rápida.

Além de saborosa e rica em nutrientes, como vitaminas B6 e B12, magnésio, cálcio, ferro, potássio, proteínas, fibras, entre outros, muitas pessoas acreditam que a fruta mais consumida no Brasil e no mundo possa ajudar no fornecimento de energia para a prática de atividades físicas, melhorar o desempenho muscular durante os exercícios, evitar as dores musculares no pós-treino e, é claro, favorecer o ganho de massa muscular.

 

Antes de saber se é mito ou verdade a afirmação de que a banana pode ajudar no ganho de massa muscular, é preciso saber quais são as calorias e nutrientes presentes na composição nutricional da fruta e entender as funções no desempenho dos músculos.

 

Para começar, a banana contém cerca de 100 à 150 calorias para cada 19 a 30 carboidratos (cerca de 25 gramas, ao todo) em uma fruta de tamanho médio. Para quem não sabe, na prática, isso significa que a fruta também é rica em açúcares, o que a torna um alimento super energético, ideal para melhorar o desempenho durante os treinos e, consequentemente, potencializar a prática esportiva.

 

Além disso, a banana também é rica em vitaminas B6, B12, potássio e magnésio, nutrientes essenciais para evitar as dores musculares e as câimbras durante e após a prática esportiva, já que ajudam na contração muscular.

 

Durante os treinos, o corpo costuma perder bastante cloreto, sódio e potássio através da transpiração (suor) e é a deficiência desses nutrientes é que gera as dores e câimbras nos músculos. Por isso, a banana pode ajudar a evitar esses problemas, favorecendo o descanso muscular e, portanto, potencializando o ganho de massa muscular.

 

Como você pode ver, a banana é uma fruta super energética, por conta dos carboidratos presentes em sua composição (açúcares), e rica em nutrientes essenciais para o desenvolvimento muscular. O seu papel principal é repor o potássio, magnésio, magnésio, vitaminas B6 e B12 perdidos durante a prática esportiva através da transpiração. Portanto, automaticamente, ao inserir a banana na sua dieta, você pode melhorar o desenvolvimento dos músculos e, com isso, potencializar o seu crescimento.

 

Além de super saborosa, ela pode mesmo ajudar no ganho de massa muscular, desde que combinada com uma alimentação balanceada e à prática de atividades físicas. De nada adianta só consumir banana para alcançar esse objetivo. Para isso, é preciso aliar a banana e ter dedicação e disciplina durante os treinos para facilitar o crescimento dos músculos de maneira saudável e rápida.

 

O ideal é comer duas bananas por dia para favorecer o ganho de massa muscular. Neste caso, a dica é consumir uma antes do treino e outra depois.

Para quem tem dificuldade em comer a fruta sozinha, uma boa ideia pode ser fazer uma vitamina com leite ou misturada com os suplementos alimentares, como o Whey Protein, no liquidificador. Também fica uma delícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *